segunda-feira, novembro 07, 2005

Ensaio sobre a Surdez

Estou sentado numa mesa de café. À minha volta há outras mesas mas só uma delas tem um habitante que folheia o Notícias; sentados nos bancos altos do balcão estão cinco homens, à sua frente garrafas de cerveja e as tradicionais moscas; do lado de lá o dono do café lava copos na torneira. Por trás dele as prateleiras com garrafas impregnadas de sebo, como chouriços preparados para a cura pelo fumo. Eu estou a tentar ler o meu jornal mas um barulho perturba-me, como se o som que vem do aparelho televisor adensasse um misterioso nevoeiro sobre as letras negras do maço de folhas que eu a custo ia tentando compor em margens sobrepostas. Como não me consigo concentrar, vou dando miradas à minha volta, a avaliar o recheio social do estabelecimento.
Um dos homens tem um tique esquisito no ombro, outro fala muito alto e gargalha com o tasqueiro sobre as incidências futebolísticas da semana, um terceiro tem o cabelo à jogador da bola anos 80, curto em cima mas comprido e a cair em cachos para os ombros, os outros dois são mais velhos e com cara de poucos amigos. Exceptuando o que está a falar com o tasqueiro, todos os outros estão a olhar para a TV que parece estar a debitar ainda mais alto.
Volto a olhar para o jornal e folheio só para apanhar os títulos: Tumultos em Paris, 27 mil carros queimados só este ano; «espectáculo», pensei, «era decretar a lei marcial e disparar à vista que aquilo acabava num instantinho»; Na Finlândia é possivel aceder à declaração de rendimentos do vizinho por sms, «olha que em Portugal esta merda era capaz de dar resultado … sempre ficava a saber o que é que faz o meu vizinho para ter um Mercedes e um Audi A4 Sportwagon … ou a mulher dele»; A empresa que produz o medicamento EPO vai patrocinar a Volta à Califórnia em Bicicleta «O quê? Mas afinal faz sentido, porque a Amgen só está a investir nos maior mercado da EPO»; Morreu a fundadora da revista Burda «Com 96 anos!?! De onde se prova que a foleirice dá longevidade. AHAHAHAH».
A televisão está agora mais alto. Como estou de costas não sei do que se trata, mas toda a gente está em silêncio e a seguir atentamente o conteúdo do programa. «Que programa é este que tem estes marmanjões presos ao ecrã?» interrogo-me.«Já começou o telejornal?» Volto-me e descubro que estava enganado; a fina flôr do machismo nacional está rendido aos Morangos com Açúcar.
Queixem-se que o país não vai p'ra frente, vá lá.
C.

10 comentários:

Unknown disse...

Com ou sem morangos o país lá vai andando, dois passinhos para a frente e um para trás...ainda lá vamos chegar, nem que chega atrasados...

abraço

kiko disse...

Esta curiosidade mórbida pelos hábitos dos outros dá cor ao castanho alaranjado do fundo! Abraço

noasfalto disse...

Com morangos daqueles é mesmo para tar calado!
Abraço

carlos alberto disse...

Morangos com açucar?! Não!!! Prefiro fruta sem condimentos!
Abraço!

Sukie disse...

A Finlândia deve ser um país com alta qualidade de vida...e uma mentalidade mais avançada com certeza. Nunca vejo os morangos com açucar...nem qq outra novela. peço desculpa a quem gosta, mas a mim dá-me cólicas só pensar em perder o meu precioso tempo a ver isso (mas já gostei de novelas, é uma vício que se deve combater, por ex. com uma boa temporada no estrangeiro)...Também não gosto dos gajos que têm a mania de se sentarem em frente aos ecrãns de TV ao gritos porque pensam que eles é que percebem dos jogos de futebol que passam na TV. Se soubessem mais que os árbitros e os técnicos, tinham seguido a carreira e davam uso aos seus penteados anos 80 no futebol.

Sukie disse...

Hoje tou irritável, inflexível, estúpida. Daí a natureza agressiva do coment anterior. Eu sei que ninguém tem culpa disso (ou talvez haja alguém q tenha). Pardon! Um abraço (p compensar o meu mau comportamento).

noasfalto disse...

ai que a moon tá mal comportada....

Miguel de Terceleiros disse...

Eu gostava de dar umas trincas naquelas morangas!

noasfalto disse...

com chantily?

Johnny disse...

Lembraste-me que ainda não tinha criado um post sobre os Morangos com Açúcar. Um lapso entretanto corrigido.

Obrigado por linkares o cloroPHormio. Vou fazer uma ligação para o teu blog também.

Fica bem.